Características do Comportamento Empreendedor – Como Detectar?

ghostwriter gehalt

Você tem sonhado em abrir seu próprio negócio, mas tem dúvidas a respeito do quanto está preparado? Detectar em si mesmo o comportamento empreendedor é essencial para descobrir quais características você já tem bem desenvolvidas e quais precisa aprimorar para elevar as suas chances de sucesso. O mercado empreendedor pode ser muito desafiador sendo fundamental estar preparado.

Quais São as Características do Comportamento Empreendedor?

A seguir vou explicar em detalhes quais são as principais características do comportamento empreendedor que você pode detectar em si mesmo tendo mais assertividade para se posicionar competitivamente.

– Capacidade de realização

Muitas pessoas têm excelentes ideias, mas nem todas têm o talento de colocá-las em prática com chances reais de sucesso. Ter iniciativa e coragem para enfrentar eventuais dificuldades é essencial para o empreendedor que sabe que é crucial que suas ideias sejam passíveis de serem aplicadas na realidade.

Como detectar?

Você é o tipo de pessoa que não tem problemas em correr riscos? É interessante deixar claro que isso não quer dizer necessariamente ser fã do estilo ‘vivendo perigosamente’, mas não ter receio em seu expor a situações em que se tenha algum tipo de desvantagem.

Geralmente quando um empreendedor resolve colocar sua empresa em prática no mercado acaba tendo dificuldades, conseguir passar por essa fase de turbulência com o mínimo de danos é o que diferencia quem permanece e quem fecha as portas.

– Capacidade de “leitura” das situações

Cada situação do nosso cotidiano exige uma postura e um plano de ação únicos, saber como proceder em diferentes momentos é uma das características mais marcantes do comportamento empreendedor, pois evita que se criem dificuldades para se estabelecer no mercado. Reconhecer os recursos que se tem em mãos e saber articular estratégias com potencial para o sucesso é essencial, um indivíduo que lê o que está a sua volta certamente reconhece mais oportunidades.

Como detectar?

Observe como você age na sua vida pessoal, quando surge um problema familiar ou mesmo com os amigos. Quem consegue analisar a situação com empatia, colocando-se no lugar dos demais, reconhecendo a legitimidade de cada posicionamento tem ao seu alcance um número maior de ferramentas para solucionar a questão conflituosa. O mesmo deve ser feito no âmbito mercadológico, saber o que se tem à disposição e utilizar para chegar a uma solução boa para todas as partes.

– Espírito de liderança

O empreendedor deve ser um bom líder para conseguir conduzir todos os talentos que tem ao seu lado rumo à realização dos seus objetivos. O bom líder também é aquele que sabe delegar tarefas com assertividade identificando as capacidades de cada indivíduo que o cerca nessa tarefa árdua de conquistar resultados cada vez mais positivos. O proprietário do negócio deve ser a referência para os demais, a figura em que  todos se espelham.

Como detectar?

Um bom líder é líder em qualquer situação, até na organização de uma viagem de família, por exemplo. Tomar a frente, sem causar constrangimentos para os demais, é uma forma de demonstrar aptidão para gerenciar situações. No entanto, não confunda com assumir o posto de liderança por fazer tudo sozinho, o verdadeiro líder é aquele que sabe que precisa do apoio dos demais para realizar qualquer atividade. Você consegue reconhecer nas pessoas que o cercam quem tem vocação para cada tipo de tarefa?

– Reconhecimento da necessidade de capacitação constante

O empreendedor de sucesso é aquele que reconhece a sua necessidade de capacitação constante para se manter preparado para resolver as novas demandas que irão surgindo. Nem todo mundo que escolhe o caminho da abertura do próprio negócio tem a humildade de se colocar como um eterno aprendiz, um erro que pode custar muito caro a longo prazo.

Como detectar?

Podemos definir essa capacidade como um forte senso de humildade que contribui para estar aberto às críticas e sugestões de quem eventualmente sabe mais do que você. Pense em como você se sente quando alguém te fala a respeito da necessidade de estudar ou se preparar mais para assumir alguns desafios. Vale ressaltar que felizmente essa noção de que sempre se pode aprender mais pode ser adquirida com o passar do tempo.

Tornando-se um Empreendedor

Para quem identificou que tem a falta de uma ou mais características do comportamento empreendedor que citei ao longo do artigo ressalto que sempre é tempo de trabalhar no aperfeiçoamento do seu trabalho. Aliás, todo bom empreendedor deve estar aberto a realizar mudanças em seu próprio comportamento para se tornar mais bem-sucedido em sua função.

Empreender é mais do que ter uma boa ideia de negócio, é saber que estará à frente de pessoas que o identificam como ponto de referência e ter a missão de mudar o que está estabelecido.  Prepare-se para assumir esse posto e seja exatamente o empreendedor que sempre sonhou ser.

Fonte : marcusmarques.com.br por Marcus Marques

Compartilhe: